468x60 Ads

Sobre preconceitos e intolerância

Teve uma epoca que perdurava uma hierarquia na humandade, acreditavam que pessoas negras eram inferiores às brancas, e estas poderiam utilizá-las como escravas, terem-nas como propriedade, etc. E para isso, para manterem essa situação social inventaram muitas teorias ridiculas, para jusitificarem o injustificável, uma delas dizia que os negros tinham a constituição genética apropriada para o trabalho braçal enquanto os brancos para utilizarem a massa cinzenta apenas, mais absurdas eram as teorias de cunho religioso, uns diziam que os negros nao tinham alma, outros, que eram descendentes de personagens bíblicos como Cam ou Caim, que foram amaldiçoados nos mesmos relatos do Antigo Testamento.

Os supremacistas brancos gostavam de todas essas teorias falsas, mas a humanidade mudou e não poderia marcar passo nessa injustiça social tamanha, o que não ocorreu de uma hora pra outra, a humanidade precisou evoluir em suas consciencias, colocarem-se na pele do próximo para poderem perceber que apesar das diferenças, todos somos iguais, se um negro sangrasse, seu sangue também seria vermelho carmezim.

Recentemente veio noticias na midia brasileira sobre uma psicóloga que fora advertida pelo Conselho Federal de Psicologia por persistir, teimosamente, numa tentativa de "curar gays", ora, conhecemos, desde o início de nosso ministério com minorias sexuais muitos grupos, nacionais e internacionais, que se prestam a esse desserviço em nome de uma utopia de padrão divino de comportamento sexual para o ser humano, é claro, a heterossexualidade. A Igreja e o pensamento religioso sempre se opuseram muito ao avanço científico através da historia, mas neste caso, uma suposta autoridade científica, um agente de saúde tenta fazer o impensável, se sujeitar aos ditames de sua postura religiosa evangelica e corporativista. Mas sabemos que a Ciência não é uma postura que têm uma plasticidade segundo o gosto de consumidor, ela tem ditames, inclusive as ciências humanas, pois bem, imaginem agora o desserviço de um psiquiatra ou neurologista pretender dizer hoje que a prática de lobotomias pode ter algum resultado positivo?... será que os médicos vão reativar as sangrias para curar toda sorte de moléstias?

Essa tal psicóloga esta remando contra a maré, e mesmo que ela diga que os homossexuais que sofrem com a homossexualidade tem o direito de ter uma terapia para a "reorientação sexual", isso afeta a qualquer gay que não quer se ver estigmatizado ou taxado como doente. Mas voltando ao caso dos gays que a procuram, esses homossexuais sofredores o sofrem porque estão em péssimos ambientes, na verdade ela está endossando o ambiente doentio dessas igrejas e nichos religiosos que reproduzem um "falso senso de superioridade heterossexual" baseados no machismo, patriarcalismo e interpretações bíblicas de conveniência, talvez seria melhor ela tentar curar as consciências doentias permeadas de mesquinhez, egoísmo e falta de conversão ao próximo encontrados nesses ambientes, seria mais coerente. Na verdade é um círculo vicioso, um nutrindo o preconceito do outro, terapeuta/igreja/povo, etc. Se nenhum hetero faz um "esforço consciente" para ser hétero, porque os gays devem fazê-lo ? Onde está o sentido nisso ? Que lorota, tudo por causa dessas castas religiosas que querem impôr sua visão tacanha de comportamento a todos. É perpetuar um sofrimento psíquico. Lembro-me de reportagens que li sobre a Comunidade Hermom do Paraná, que na decada de 80 e 90, internava homossexuais e drogadictos e a suposta cura vinha através de exercícios espirituais de oração e tortura psicológica, acreditavam que, o gay teria que ter sua estima destruída para recomeçar nova vida como hétero, e para isso davam banho de excrementos no infeliz no dia do seu aniversário, colocavam guardas nos banheiros para vigiarem-nos enquanto tomavam banho (para não se masturbarem) e queimavam todas as roupas que lembrassem de seu passado gay. Teve até um jovem gay de uma igreja quadrangular que foi resgatado pela mãe desse ambiente doentio numa verdadeira cena cinematográfica hollywoodiana.

É descabida essa atitude de tentar se enquadrar em posturas antiquadas de teóricos de psicologia que, no seu tempo, acreditavam haver um "desvio de comportamento" nos homossexuais, estes, a partir daí arrazoavam meios de curá-los, claro que é compreensível a atitude que tinham, mas no seu tempo, no seu Ethos, naquela época tinham as posturas onipresentes da Igreja e seus conceitos sobre todas as coisas, para ela, homossexualismo era sodomia, masturbação era onanismo, e, a intolerância era tanta que até os canhotos eram discriminados, eram torturados, lhes amarravam a mão esquerda nas costas para que aprendessem a ser destros, era assaz "sinistro" ser canhoto, o Diabo era chamado de "O Canhoto". Mas essa visão em preto e branco relegou os gays a posturas desumanas por parte dos cientistas, uma das invenções para curar "homossexualismo" era a Terapia da Aversão, o paciente era colocado pra ver fotos de coisas agradaveis, crianças, paisagens e sentia um bem estar, e quando mostravam fotos de homens bonitos, lhe davam choques elétricos ou algum causante de malestar, para tentar condicioná-lo, reforçando seus "comportamentos heterossexuais", isso me lembra dos experimentos de Skinner com ratos de laboratório, o extremo dessa falta de conversão ao próximo nada mais é do que os campos de exterminio de Hitler, onde todos os supostos inválidos para a sociedade eram dizimados em nome de uma eugenia demoníaca e de uma ideologia de raça superior, para o extermínio foram: judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos, comunistas e dissidentes políticos.

Quando a ignorância permeia, quando o fanatismo impera algo sofre detrimento, o bom-senso. Alguém certa vez disse que "o adormecimento da racionalidade produz monstros"... isso me faz lembrar das chamas da Inquisição, de pilotos jogando aviões em prédios, etc. Teve até mesmo uma epoca em que igrejas evangelicas proibiam aos seus fiéis meios de comunicação como a televisão, quando surgiu a rádio eles disseram que era uma forma de "espiritismo", tirar fotos de alguém era impensável, se roubava a alma da pessoa através delas, até achavam que, diferente da mulher, faltavam costelas no homem. Até os patetas de sotaina, em nome de uma "lei natural" permanecem num impasse, e até perseguem os gays com posturas a partir de seus postos no Vaticano, mais adiante nos deteremos na base do preconceito romanista.

Só que, em nome de toda a evolução que o conhecimento acumulado trouxe, em nome de toda a evolução nas consciências, de todas as grandes almas que passaram por aqui e mudaram um pouquinho o mundo em algo melhor, a História não pode andar pra trás, e posturas arbitrárias originadas de um visão religiosa distorcida do ser humano não podem se impôr novamente. Todos os grandes seres que já passaram por aqui contribuíram em Justiça Social, Direitos Humanos, Tolerância, Cultura de Paz, Bem-estar social, Igualdade de Direitos, Isonomia, etc, e é nesse sentido que vemos a progressão da Humanidade, e não num retrocesso.

A Coexistência é possível, porque todos queremos viver com qualidade de vida. E onde está Deus em tudo isso ? Deus está na pessoa que escolhe o amor e opera, sempre, um "esforço consciente" para se pautar nele, basear em amor todas as suas relações humanas, e nunca para reforçar preconceitos sociais ou hierarquias de melhor e pior, superiores e inferiores em seres humanos. Se os heterossexuais cortarem a nós gays, não sangraremos da mesma forma ?

Victor Orellana,Pastor e Mestre Espiritual
outrasovelhas@hotmail.com

Saiba mais sobre este e outros assuntos, acesse o Portal PortoG

0 comentários:

Postar um comentário

ROTULAÇÕES: Você se considera?